- Óleo sintético, semi sintético ou mineral?

Na hora de comprar seu óleo, você provavelmente deve ter reparado na variedade de opções de produtos disponíveis

Você já esbarrou com os nomes “mineral”, “sintético” e “semissintético” e ficou sem saber qual escolher?

Não se preocupe, porque estamos aqui para isso mesmo: esclarecer suas principais dúvidas sobre óleos lubrificantes. É hora de você entender as principais diferenças de cada categoria de óleo, para que na próxima compra você já esteja por dentro, podendo escolher a melhor opção para seu veículo. 

Os lubrificantes têm várias funções sendo as principais delas proteger o motor, evitar o contato entre os metais e refrigerar. Hoje, vamos entender qual a diferença entre os óleos sintéticos, semissintéticos e o mineral.

Óleo mineral x sintético x semissintético

Óleo Mineral

Este óleo é resultado do refino do petróleo bruto. Ele é muito utilizado, pois atende a demanda dos carros e motores mais antigos, tudo por um preço bem mais acessível do que os outros. A linha TotalEnergies Classic e ELF EVOLUTION 400 são de base mineral.

Para obter o óleo mineral é preciso fazer um processo de refino por solvente que envolve a separação de componentes do petróleo, trata-se de um processo mais simples de obtenção do lubrificante em sua forma semiacabada, que é chamada comercialmente de ÓLEO BÁSICO, podendo este pertencer ao Grupo I ou Grupo II.

Curiosidade: Óleos minerais que se enquadram no grupo II, são óleos de melhor qualidade quando comparado ao mineral grupo I, devido sua melhor estabilidade térmica e menor teor de enxofre. A TotalEnergies, atualmente só usa óleos minerais do Grupo II para sua linha de lubrificantes automotiva.

 

Óleo semissintético

Como é de imaginar, este tipo de lubrificante tem características entre o mineral e o sintético.  Ele atende melhores requisitos de performance e durabilidade em relação aos minerais, numa condição comercial intermediária. A linha TotalEnergies Quartz 7000 e ELF Evolution 700 são de base semissintética.

Os óleos semissintéticos já são uma mistura de óleos básicos de origem mineral e sintéticos, podendo ser de qualquer grupo I ou II (minerais), com grupos III, IV ou V (sintéticos), portanto que, nesta concentração de óleos básicos sintéticos, contenha um teor igual ou superior à 10%, conforme resolução da ANP. Estes “lubrificantes”, foram criados objetivando um melhor custo-benefício para o mercado.

 

Óleo sintético

Essa é uma opção com uma composição química muito mais elaborada do que as anteriores. O óleo sintético, devido a todos os aditivos aplicados, tem como vantagem ser mais duradouro e eficiente do que os demais. Ele é idealizado para os carros mais modernos do mercado, tendo um preço mais elevado, porém oferecendo ótimos resultados para os novos motores. A linha TotalEnergies Quartz Ineo e TotalEnergies Quartz 9000 e ELF Evolution 900 são de base 100% sintética. Bem como são homologados e aprovados em todas as montadoras.

Já os óleos sintéticos, são óleos que passam por um processo de obtenção de óleo básico muito mais complexos, como por exemplo o hidro craqueamento severo e sínteses químicas. Por se tratar de métodos que usam reações químicas complexas e resultar em óleos básicos com características bem superiores aos óleos minerais.

Óleos básicos obtidos por esses processos, ficaram classificados como sintéticos, que estão divididos entre os grupos III, IV e V. Cada um com suas propriedades específicas.

 

Mas, e agora? Qual eu escolho?

Se você já leu as matérias anteriores, já deve conhecer a recomendação do óleo ideal para seu veículo. Porém, sempre é bom ressaltar, que o melhor tipo de óleo para seu veículo é o recomendado pela montadora, no manual do proprietário.  A TotalEnergies Brasil tem uma linha completa de produtos que atendem  as especificações técnicas dos órgãos regulamentadores e as exigências das principais montadoras.

 

Crédito: 
https://totalenergies.com.br//pt-br/oleo-sintetico-semissintetico-ou-mineral-diferencas-e-qual-e-melhor
https://totalenergies.com.br/pt-br/os-tipos-de-oleos-e-suas-principais-diferencas

Para sua maior segurança, atualizamos a Política de Privacidade e Cookies da loja. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e de acordo com elas.

fique informado

Cadastre seu email e fique sempre informado
ARMAZÉM DOS LUBRIFICANTES
Al Dos Sabias, 803 - Contagem MG 31.888.736/0001-71
Voltar ao topo
Desenvolvido por
Voltar ao topo
Desenvolvido por
ARMAZÉM DOS LUBRIFICANTES
Al Dos Sabias, 803 - Contagem MG 31.888.736/0001-71